quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Teoria Comprtamentalista (Behaviorismo)


Segundo essa concepção a aprendizagem ocorre através de contingências, surgimentos ao acaso, de estímulos e respostas dos organismos, onde o comportamento é observado como uma resposta as experiências (estímulos, ações) que pode ser preconcebido. Nesse sentido para os teóricos dessa linha de pensamento o meio em que as pessoas vivem exerce influência sobre o comportamento, no qual tanto animais quanto seres humanos aprendem sobre o mundo de forma semelhante reagindo às situações e características ambientais, que podem ser-lhes favoráveis ou não. Dessa forma, os behavioristas tentam identificar através das condições ambientais se um determinado comportamento vai ou não se repetir.
Os principais teóricos behavioristas são: John Broadus Watson, Ivan Pavlov, B.F. Skinner e Albert Brandura.
John Broadus Watson (1878-1958) nasceu na Carolina do sul, é considerado o primeiro e mais sistemático dos behavioristas. Ele afirma em um de seus postulados que existe uma resposta imediata para qualquer tipo de estímulo, do mesmo modo para qualquer resposta existe um estímulo. A partir desse e de outros postulados ele aplicou as teorias de estímulo e respostas em crianças pequenas, tentando determinar tipos e diversidades de comportamentos congênitos, que pudessem ser identificados e supostamente herdados. Além disso, este fez estudos sobre o condicionamento pelo medo (condicionamento clássico) e a sua eliminação.
A relação do behaviorismo com a educação consiste na modificação do comportamento tanto do professor como do aluno melhorando a aprendizagem. Watson era categórico ao considerar que a transformação do indivíduo por meio da educação era possível.

"Dêem-me uma dúzia de crianças sadias, bem constituídas e a espécie de mundo que preciso para as educar, e eu garanto que, tomando qualquer uma delas, ao acaso, prepará-la-eí para se tornar um especialista que eu selecione: um médico, um comerciante, um advogado e, sim, até um pedinte ou ladrão, independentemente dos seus talentos, inclinações, tendências, aptidões, assim como da profissão e da raça dos seus antepassados.”
(WATSON)

Um dos tipos de aprendizagem do behaviorismo é o condicionamento clássico, que é um processo de aprendizagem em que um estímulo neutro quando repetido com um estímulo eficaz produz uma resposta que anteriormente não existia, ou seja, ocorre um processo de associação.
Ivan Pavlov (1849-1936) um fisiologista russo foi quem desenvolveu os princípios básicos do condicionamento clássico através de experimentos com cães, onde ele observou que esses ao verem a comida começavam a salivar, a partir disso ele começou a tocar uma campainha (estímulo neutro) junto com a entrega da comida, depois de várias repetições do experimento o cão começa a salivar quando a campainha toca mesmo sem ver a comida. A comida inicialmente é um estímulo não condicionado e a salivação é uma resposta não-condicionada, já com o término dos experimentos a salivação se torna uma resposta condicionada enquanto que a campainha passa a ser um estímulo condicionado.
O outro tipo de aprendizagem é o condicionamento operante, que é um processo em que respostas são aprendidas pelo indivíduo porque ele opera ou afeta o ambiente, ou seja, ele é condicionado pela suas ações no meio em que vive.
B.F. Skinner (1904-1990) um psicólogo americano foi quem estabeleceu os princípios básicos desse condicionamento utilizando em seus experimentos ratos e pombos, que segundo ele podiamter seus princípios aplicados a humanos. O reforço é entendido como qualquer ocorrência, situação que aumenta aintensidade de um comportamento, ele é visto também como uma conseqüência do comportamento e se não estiver presente até o seu final por um determinado tempo acarretará na sua extinção.
Existem dois tipos de reforços, o reforço positivo é um estímulo favorável que ocorre após umcomportamento desejado, como por exemplo, dar comida ao cachorro depois que ele correu para pegar a bola etrouxe de volta. O reforço negativo é a remoção de algo desfavorável, um evento aversivo, depois de um comportamento, por exemplo, permitir que uma criança assista aodesenho depois que ela parar de fazer mau-criação. Existe ainda o reforço intermitente, que éaquele que reforça uma resposta de maneira não tão contínua.
O castigo (punição) que é uma consequência do comportamento, tanto pode ocorrer pelaapresentação de um estímulo desagradável quanto pela retirada de um estímulo agradável, porexemplo, o menino desobediente fica sem assistir televisão ou então apanha para aprender aobedecer.
Modelação é o reforço dos eventos que mais se aproximam do comportamento desejado, porexemplo, se uma pessoa quer treinar um cão para que ele toque uma campainha, o dono precisareforçar com um alimento toda vez que ele se aproxima da mesma, exigindo que o cachorro seaproxime cada vez mais até que ele a toque.
A eficiência no ensino pode ser melhorada, segundo Skinner, através da organização dos conteúdos em unidades simples compostas por pequenos tópicos ensinados passo a passo. O progresso do aluno se dá por avaliações objetivas contendo uma única alternativa. Se o aluno deve aprender mais sobre aquele assunto deve-se introduzir pequenos textos que contenham algo sobre o assunto com informações incorretas e outras corretas. O comportamento desejado leva o aluno para a próxima unidade, assim, recebe um reforçador. Se não, ele retorna a unidade. Esse método possibilita o aluno estudar praticamente sozinho em seu ritmo de aprendizagem. A garantia de assimilação e fixação se dá pelo fornecimento de estímulos reforçadores.
Para Skinner, as escolas perdem muito tempo no ensino de conteúdos que poderiam ser ministrados de forma mais rápida e eficiente. Uma forma de favorecer esse modo de ensino seria a elaboração de aulas com conhecimentos simples, sem grandes divagações exigindo do aluno resposta objetivas sobre os assuntos abordados.
Os professores, pais e mães por mais que não percebam utilizam princípios behavioristas na educação. A utilização de reforços como notas por participação, comportamento, atividades feitas e entregues em prazo pré-estabelecido, lazer em troca das atividades domésticas realizadas, entre outras, são baseadas nas abordagens comportamentalista do ensino.
Algumas atitudes punitivas com intenção de diminuir determinados comportamentos incompatíveis com a sala de aula podem reforçar o comportamento. Isso mostra que o professor deve levar em consideração a história de cada um dos alunos ou da turma. Assim, o professor pode modificar suas próprias atitudes melhorando os processos de aprendizagem.
Albert Bandura (1925...) nasceu em uma pequena cidade do Canadá, onde desenvolveu seus estudos sobre aprendizagem a partir do condicionamento operante de Skinner. A partir de observações ele percebeu que o reforço não precisava ser obrigatoriamente ofertado ao indivíduo que emitiu uma resposta, ou seja, um reforço que é recebido por um determinado indivíduo pode ter um efeito sobre os demais sujeitos que vão passar a imitá-lo, com o objetivo de igualmente receberem o mesmo reforço, esses reforços foram denominados de vicariantes. Os reforços vicariantes, portanto, ao agirem sobre o indivíduo de forma separada, estendem o poder da sua ação a todos os outros, esse tipo de condicionamento social encontra-se muito presente em sala de aula.


Referências Bibliográficas
Livros:
BAUM, William M. Compreender o behaviorismo: comportamento, cultura e evolução. 2. ed. rev. e ampliada. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006.
CARRARA, Kester (Org.), Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. 1. Ed. São Paulo: Avercamp, 2004.
CUNHA, Marcus Vinicius da, Psicologia da educação. 4. Ed, Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. p. 37-56.
MEDEIROS, Carlos Augusto de; MOREIRA, Márcio Borges;. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre, RS: Artmed, 2007.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti, Ensino: as abordagens do processo.  São Paulo: EPU, 1996.
PIMENTA, Selma Garrido (Coord.). Pedagogia: ciência da educação. São Paulo: Cortez, 1996.
    Sites:
    http://psiquelogados.blogspot.com/p/skinner.html
    http://sitededicas.uol.com.br/ga_p1.htm
    http://gavetadatralhamaefilha.blogspot.com/2011/03/comportamento-humano.html
   :http://www.anutricionista.com/formacao-do-habito-e-do-comportamento-alimentar-da-crianca.html
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Bandura
    http://www.oocities.org , acesso em (09/10/2011) 12:45
    http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/teoria-da-aprendizagem-social-bandura , acesso em      09/10/2011 13:10
    http://www.golfinho.com.br/biografias/albert_bandura , acesso em  12/10/2011 10:04 (imagem de  Bandura).

Biografia e Obra de Watson

            
John Watson trabalhou como professor de Psicologia experimental na Harvard, também exercia um cargo de diretor do laboratório de Biologia, no colégio de medicina Hoploins, que contribuiu com o estudo mais apurado sobre o comportamento dos ratos. Por motivo pessoas acabou deixado de ensina  e  começou a dedicar mais aos experimentos,Watson comentou  que o homem e um animal diferente dos outros animais somente nos tipos de comportamentos que exibe,ou seja mesmo sendo mais complexo o comportamento humano e possível analisar através da observação  e de uma maneira  objetiva, já os fenômenos mentais foram reduzidos a tipos de comportamento, rejeitando a subjetividade introspecção, que se baseia na existência  do eu  humano e sua consciência.
          Watson estudou o comportamento dos bebês através de estímulo e resposta, como ele fazia com os ratos, os aspectos emocionais dos seres humanos fundamentais são condicionados por três estímulos; o medo, a raiva e o amor. Os bebês eram escolhido aleatoriamente sem se preocupar com a raça,aptidão,inteligência e a classe social, possibilitando uma igualdade entre os homens. Rosalie ajudava Watson a cuida dos bebês para pode fazer os experimentos, O bebê Albert foi o mais conhecido, porque era um bebê fundamental em relação ao estimulo do medo, diferente dos outros bebês que tinham medo; dos ratos, macaco e outros animais, incluindo o barulho, Albert tinha medo apenas do barulho produzido por um metal que era colocado próximo ao ouvido, através de muito esforço Watson conseguiu que Albert tivesse medo do rato, porque lembrava o barulho, ou seja, até uma roupa de papai noel assustava o pequeno Albert.
            Ficou conhecido devido à frase: Dem-me 12 bebês saudáveis, bem formados, e o meio próprio mundo especifico para criá-los e eu garanto que poderei pegar qualquer um deles aleatoriamente e treiná-los para se tornar qualquer tipo de especialista que eu quiser- médico, advogado, artista, chefe de vendas, e sim, até mesmo um malandro e ladrão independente de seus talentos, aptidões, tendências, habilidades, vocação e raça de seus ancestrais
          Watson era um homem rígido e que defendia seus ideais contra os opositores, ele acreditava que o homem desencadeava seu comportamento devido ao ambiente, tanto que resolveu aplicar suas idéias de educação nos próprios filhos. Mostrando que era necessário   ter uma educação  rígida ,para que os filhos pudessem controlar os impulsos infantis e moldar uma personalidade,ou seja, se os pais não mostrasse  uma postura de autoridade para com os filhos,mas  sim uma valorização a liberdade através de  sentimento ,acabariam criando jovens indisciplinados,exigentes que não suportam frustrações nem  a convivência  com obrigações rotineiras. Os filhos de Watson e Rosalie conseguiram alcança seus objetivos, o filho mais novo William, tornou-se um psiquiatra e o mais velho o Jamis, passou seis anos fazendo psicanálise. Ele revolucionou uma geração com o livro, publicado em 1928, que influenciaram os pais jovens norte Americano e os ingleses, que o tema era como educar seus filhos e um dos trechos mais comentado:
             Nunca abraçá-las e beijá-las, ou permitir que se sentem no colo. senão houver jeito,dê-lhes um único beijo na testa quando elas disserem boa noite.Dê-lhes a mão pela manhã .Passe a mão em sua cabeça  quando elas se saírem extraordinariamente bem mesma tarefa difícil.Experimente em uma semana ,você vai descobrir como e fácil ser perfeitamente objetivo com o seu filho,sem perde a ternura. Você vai ficar bastante envergonhado com o modo sentimental e piegas com que o tem tratado até agora.
           Os Filhos que são rebeldes nas escolas e não querem obedecer aos professores e preferem fica vagabundando nos corredores ou até mesmo nas ruas, procurando lugares que não exija uma responsabilidade. Muitas vezes devido a um problema na família, um  desemprego ou seja, dificuldade econômica dos pais que necessitam trabalhar e acabam  deixado os  seus filhos com uma liberdade e quando acontecer  algo  sempre passar as mão pela cabeça,agindo com sentimento em vez de rigides e acaba perdendo  a autoridade quando eles crescem . Outro caso e quando os pais mimam exageradamente os seus filhos.
            Waltson não recomenda que os professores comentam um tipo de punição física ou castigo como forma de condicionar o comportamento, apenas observar e ser objetivo no momento de analisa a aprendizagem.


Referências Bibliográficas

 HARRIS, Judith Rich. Não há dois iguais: Natureza e individualidade numas.Tradução de Ricardo Gouveia. Globo: São Paulo, 2007. Google.books.com
GOODWIN, C. James. História da Psicologia Moderna. Tradução Marta Rosas. Cultrix: São Paulo, 2006. Google.books.com
CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. Tradução Álvaro Cabral. Cultrix: São Paulo. 2006. Google.books.com
 CARMO, Paulo Sérgio do. Culturas da rebeldia: a juventude em questão.  Editora Senac: São Paulo, 2006. Google.books.com
                              

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Biografia de Bandura

Albert Bandura nasceu em 04/12/1925 na cidade de Mundare ao norte de Alberta, no Canadá. Bandura estudou em uma escola do ensino fundamental e médio de poucos recursos. Ele era de família pobre, no entanto, trabalhou na construção civil no Yukon preenchendo buracos na estrada do Alaska. Ingressou no curso de psicologia bacharelado na universidade da Columbia Inglesa e concluiu a graduação em 1949. Cursou o doutorado na universidade do estado de Lowa e concluiu em 1952. Durante o doutorado, Bandura foi influenciado pelo behaviorismo e pela teoria da aprendizagem. Em 1953, começou a lecionar na universidade de Stanford e com a ajuda de um dos seus primeiros alunos formados, Richard Walters, escreveu seu primeiro livro “Adolescent Aggression”, em 1959. No início da década de 1960, Bandura propôs a teoria da Aprendizagem social, essa teoria recebeu outra denominação em 1986 para teoria cognitiva social. A teoria da aprendizagem social visa em reconhecer e combinar elementos das teorias comportamentalistas e cognitivas. Essa teoria aborda o conceito de modelagem e é representada pelas pessoas que podem aprender através da imitação do comportamento dos outros indivíduos. Para comprovar, essa teoria, Bandura desenvolveu uma pesquisa com crianças (3 a 6 anos). Ele registrou um grupo de adultos que gritavam e davam murros e pontapés num boneco inflável, cujo nome João Bobó e exibiu a ação para as crianças. Após a exibição, as crianças foram encaminhadas para o cenário onde o boneco João Bobó estava; as crianças reagiram iguais ao grupo de adultos. Com isso, a teoria cognitiva social serve de alerta para os professores, pois, eles têm que se atentar não apenas em transmiti o conhecimento, mas como o conteúdo é passado.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ZeE_Ymzc1rE&feature=player_detailpage

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Biografia de Ivan Pavlov

Ivan Petrovich Pavlov nasceu em Ryazan, 14 de Setembro de 1849  e morreu em Leningrado, 27 de Fevereiro de 1936.
Estudou química e fisiologia na Universidade de São Petersburgo. Graduou-se em 1879 pela Academia de Cirurgia e Medicina e estagiou na Alemanha com os fisiologistas Karl Ludwig e Rudolf Heidenhain.
De volta a São Petersburgo em 1890, é nomeado catedrático de farmacologia na Academia Militar de Medicina. No ano seguinte, criou o Instituto Experimental de Medicina, primeiro departamento de cirurgia a funcionar dentro de um laboratório de fisiologia.
Em 1903 apresentou a teoria dos reflexos físicos provocados artificialmente, portanto condicionados, no congresso mundial de medicina realizado em Madri.
Foi premiado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1904, por suas descobertas sobre os processos digestivos de animais. Mas ficou mais conhecido por sua pesquisa em um campo que se apresentou a ele quase que por acaso: o papel do condicionamento na psicologia do comportamento (reflexo condicionado - que irei falar em outro post).

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ivan_Pavlov acessada dia 05/10/2011
              http://www.algosobre.com.br/biografias/ivan-pavlov.html acessada dia 05/10/2011
Vídeo mostrando os reflexos condicionados  da teoria de Pavlov
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=C40cXKi4c3Y


Pavlov estabeleceu conexões entre estímulos ambientais neutros e atividades fisiológicas. Mostrando que comportamentos essencialmente biológicos como salivação e sucção não eram apenas de natureza fisiológica, mas podiam ser controlados por fatores ambientais e psicológicos.
Respostas Incondicionais (RI) são comportamentos involuntários, não aprendidos e importantes para a sobrevivência da espécie. De uma certa maneira, são causados também por Estímulos Incondicionais (EI). Como por exemplo, quando um bebê suga ao colocarem um objeto em sua boca.
Ele viu que quando um Estímulo Neutro não Condicional (ENC) era apresentado junto com um estímulo Incondicional (EI), era possível induzir o reflexo apenas com aapresentação do  Estímulo Neutro não Condicional (ENC). Chamou o novo estímulo de Estímulo Condicional (EC) e o comportamento em questão passava a ser chamado de Resposta Condicionada (RC). Como por exemplo, a “salivação psicológica” em cães, mostrada no video.


Do ponto de vista educacional, alguns processos emocionais, que afetam a vida escolar, como ansiedade, também possuem uma base psicofisiológica. Exemplo: algumas fobias escolares.

Biografia de skinner


Skinner, nasceu Burrhus Frederic Skinner, aos vinte dias de março de 1904, na pequena cidade rural, Susquehanna, no Estado da Pennsylvania. Concluiu o segundo grau em 1922, no colégio Susquehanna High School e, no mesmo ano iniciou os estudos universitários, no Hamilton College, em Clinton, New York. Graduou-se em literatura inglesa e línguas românicas, em 1926. Depois de formado, Skinner pensou em seguir a carreira de escritor, idéia que foi abandonada e, em 1928, decidiu-se pelo curso de pós-graduação em psicologia, para o qual se inscreveu no programa de Psicologia Experimental, em Harvard University. Obteve os títulos de Master e PhD, em 1930 e 1931, respectivamente. Após o doutoramento, permaneceu em Harvard, até 1936, com um apoio financeiro para fazer pesquisas. Ainda em 1936, ele se mudou para Minneapolis, para assumir as atividades de professor e de pesquisador na University of Minnesota, iniciadas no ano letivo de 1937. Na University of Minnesota, Skinner encontrou espaço livre para ensinar e pesquisar o behaviorismo que ele vinha desenvolvendo desde os tempos de Harvard. Em Minneapolis, ele conheceu Yvonne Blue, com quem se casou e teve duas filhas, Julie e Deborah.
Em 1945, tornou-se chefe do Departamento de Psicologia da Indiana University; onde Skinner começou a trabalhar nos manuscritos do Verbal Behavior e do Walden II, publicados em 1957 e 1948, respectivamente. Em 1948, ele retornou a Harvard, como convidado para pesquisar e ensinar naquela Universidade, onde permaneceu até a sua aposentadoria, em 1974, aposentou-se como Harvard's Edgar Pierce Professor of Psychology.[1]

[1] Notícia: Centenário de B. F. Skinner (1904-1990): uma ciência do comportamento humano para o futuro do mundo e da humanidade;Rachel Nunes da Cunha; Luciana Patrícia Silva Verneque.
Mais sobre Skinner em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010237722004000100014&script=sci_arttext
Vídeo onde Skinner fala sobre a Maquina de Ensinar.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=vmRmBgKQq20