quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Biografia e Obra de Watson

            
John Watson trabalhou como professor de Psicologia experimental na Harvard, também exercia um cargo de diretor do laboratório de Biologia, no colégio de medicina Hoploins, que contribuiu com o estudo mais apurado sobre o comportamento dos ratos. Por motivo pessoas acabou deixado de ensina  e  começou a dedicar mais aos experimentos,Watson comentou  que o homem e um animal diferente dos outros animais somente nos tipos de comportamentos que exibe,ou seja mesmo sendo mais complexo o comportamento humano e possível analisar através da observação  e de uma maneira  objetiva, já os fenômenos mentais foram reduzidos a tipos de comportamento, rejeitando a subjetividade introspecção, que se baseia na existência  do eu  humano e sua consciência.
          Watson estudou o comportamento dos bebês através de estímulo e resposta, como ele fazia com os ratos, os aspectos emocionais dos seres humanos fundamentais são condicionados por três estímulos; o medo, a raiva e o amor. Os bebês eram escolhido aleatoriamente sem se preocupar com a raça,aptidão,inteligência e a classe social, possibilitando uma igualdade entre os homens. Rosalie ajudava Watson a cuida dos bebês para pode fazer os experimentos, O bebê Albert foi o mais conhecido, porque era um bebê fundamental em relação ao estimulo do medo, diferente dos outros bebês que tinham medo; dos ratos, macaco e outros animais, incluindo o barulho, Albert tinha medo apenas do barulho produzido por um metal que era colocado próximo ao ouvido, através de muito esforço Watson conseguiu que Albert tivesse medo do rato, porque lembrava o barulho, ou seja, até uma roupa de papai noel assustava o pequeno Albert.
            Ficou conhecido devido à frase: Dem-me 12 bebês saudáveis, bem formados, e o meio próprio mundo especifico para criá-los e eu garanto que poderei pegar qualquer um deles aleatoriamente e treiná-los para se tornar qualquer tipo de especialista que eu quiser- médico, advogado, artista, chefe de vendas, e sim, até mesmo um malandro e ladrão independente de seus talentos, aptidões, tendências, habilidades, vocação e raça de seus ancestrais
          Watson era um homem rígido e que defendia seus ideais contra os opositores, ele acreditava que o homem desencadeava seu comportamento devido ao ambiente, tanto que resolveu aplicar suas idéias de educação nos próprios filhos. Mostrando que era necessário   ter uma educação  rígida ,para que os filhos pudessem controlar os impulsos infantis e moldar uma personalidade,ou seja, se os pais não mostrasse  uma postura de autoridade para com os filhos,mas  sim uma valorização a liberdade através de  sentimento ,acabariam criando jovens indisciplinados,exigentes que não suportam frustrações nem  a convivência  com obrigações rotineiras. Os filhos de Watson e Rosalie conseguiram alcança seus objetivos, o filho mais novo William, tornou-se um psiquiatra e o mais velho o Jamis, passou seis anos fazendo psicanálise. Ele revolucionou uma geração com o livro, publicado em 1928, que influenciaram os pais jovens norte Americano e os ingleses, que o tema era como educar seus filhos e um dos trechos mais comentado:
             Nunca abraçá-las e beijá-las, ou permitir que se sentem no colo. senão houver jeito,dê-lhes um único beijo na testa quando elas disserem boa noite.Dê-lhes a mão pela manhã .Passe a mão em sua cabeça  quando elas se saírem extraordinariamente bem mesma tarefa difícil.Experimente em uma semana ,você vai descobrir como e fácil ser perfeitamente objetivo com o seu filho,sem perde a ternura. Você vai ficar bastante envergonhado com o modo sentimental e piegas com que o tem tratado até agora.
           Os Filhos que são rebeldes nas escolas e não querem obedecer aos professores e preferem fica vagabundando nos corredores ou até mesmo nas ruas, procurando lugares que não exija uma responsabilidade. Muitas vezes devido a um problema na família, um  desemprego ou seja, dificuldade econômica dos pais que necessitam trabalhar e acabam  deixado os  seus filhos com uma liberdade e quando acontecer  algo  sempre passar as mão pela cabeça,agindo com sentimento em vez de rigides e acaba perdendo  a autoridade quando eles crescem . Outro caso e quando os pais mimam exageradamente os seus filhos.
            Waltson não recomenda que os professores comentam um tipo de punição física ou castigo como forma de condicionar o comportamento, apenas observar e ser objetivo no momento de analisa a aprendizagem.


Referências Bibliográficas

 HARRIS, Judith Rich. Não há dois iguais: Natureza e individualidade numas.Tradução de Ricardo Gouveia. Globo: São Paulo, 2007. Google.books.com
GOODWIN, C. James. História da Psicologia Moderna. Tradução Marta Rosas. Cultrix: São Paulo, 2006. Google.books.com
CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. Tradução Álvaro Cabral. Cultrix: São Paulo. 2006. Google.books.com
 CARMO, Paulo Sérgio do. Culturas da rebeldia: a juventude em questão.  Editora Senac: São Paulo, 2006. Google.books.com
                              

Um comentário:

  1. Alguém precisa reler o texto, para verificar todos os erros de português!

    ResponderExcluir