quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Biografia de Ivan Pavlov

Ivan Petrovich Pavlov nasceu em Ryazan, 14 de Setembro de 1849  e morreu em Leningrado, 27 de Fevereiro de 1936.
Estudou química e fisiologia na Universidade de São Petersburgo. Graduou-se em 1879 pela Academia de Cirurgia e Medicina e estagiou na Alemanha com os fisiologistas Karl Ludwig e Rudolf Heidenhain.
De volta a São Petersburgo em 1890, é nomeado catedrático de farmacologia na Academia Militar de Medicina. No ano seguinte, criou o Instituto Experimental de Medicina, primeiro departamento de cirurgia a funcionar dentro de um laboratório de fisiologia.
Em 1903 apresentou a teoria dos reflexos físicos provocados artificialmente, portanto condicionados, no congresso mundial de medicina realizado em Madri.
Foi premiado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1904, por suas descobertas sobre os processos digestivos de animais. Mas ficou mais conhecido por sua pesquisa em um campo que se apresentou a ele quase que por acaso: o papel do condicionamento na psicologia do comportamento (reflexo condicionado - que irei falar em outro post).

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ivan_Pavlov acessada dia 05/10/2011
              http://www.algosobre.com.br/biografias/ivan-pavlov.html acessada dia 05/10/2011
Vídeo mostrando os reflexos condicionados  da teoria de Pavlov
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=C40cXKi4c3Y


Pavlov estabeleceu conexões entre estímulos ambientais neutros e atividades fisiológicas. Mostrando que comportamentos essencialmente biológicos como salivação e sucção não eram apenas de natureza fisiológica, mas podiam ser controlados por fatores ambientais e psicológicos.
Respostas Incondicionais (RI) são comportamentos involuntários, não aprendidos e importantes para a sobrevivência da espécie. De uma certa maneira, são causados também por Estímulos Incondicionais (EI). Como por exemplo, quando um bebê suga ao colocarem um objeto em sua boca.
Ele viu que quando um Estímulo Neutro não Condicional (ENC) era apresentado junto com um estímulo Incondicional (EI), era possível induzir o reflexo apenas com aapresentação do  Estímulo Neutro não Condicional (ENC). Chamou o novo estímulo de Estímulo Condicional (EC) e o comportamento em questão passava a ser chamado de Resposta Condicionada (RC). Como por exemplo, a “salivação psicológica” em cães, mostrada no video.


Do ponto de vista educacional, alguns processos emocionais, que afetam a vida escolar, como ansiedade, também possuem uma base psicofisiológica. Exemplo: algumas fobias escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário